Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Nova edição da Revista Reflexão e Ação

Reflexão e Ação

Revista  Reflexão e Ação. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da UNISC.

v. 28, n. 3 (2020)

Acesse a Revista: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/645

Artigo em Periódico

Título: Zumbi e a construção da identidade negra: uma análise sobre a história em quadrinhos “zumbi: A saga de Palmares”. 

Autor: Vinícius Finger.

História e Cultura (Dossiê: Urbanidades), Franca, v. 1, p. 148-167, 2012.

Link de acesso: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/614

Resumo: O objetivo deste artigo é realizar uma análise do personagem de Zumbi encontrado no álbum em quadrinhos “Zumbi - A Saga de Palmares” e sua relação com os princípios, ideologias e políticas que embasaram os movimentos antirracistas ao longo do século XX. Analisa também os modos de construção da figura de Zumbi, através das narrativas propostas pelo Movimento Negro Unificado. Apresentando uma síntese dos movimentos antirracismo mais representativos no Brasil durante o século XX. 

Palavras-chaves: Quilombo dos Palmares; Zumbi dos Palmares; Identidade; História; Quadrinhos. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação - Observatório de Educação e Biopolítica

Reunião do dia 27/08/2020.

Estudo dos textos do livro:PAGNI, Pedro Angelo; BUENO, Sinésio Ferraz; GELAMO, Rodrigo Pelloso (Orgs). Biopolítica, arte de viver e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.



OEBIO indica: "Grupo de Estudos de Análise de Discurso - Araraquara" - GEADA

Web-série| AD com Michel Foucault

Segundo os(as) editores(as) do Blog, "No primeiro vídeo, cujo o tema foi “Quem somos nós hoje? ”, Gregolin faz um passeio pela obra de Michel Foucault e nos apresenta seus três momentos: a Arqueologia do Saber, a Genealogia do Poder e a Genealogia da Ética".

Acesse o Blog: http://geadaararaquara.blogspot.com/p/ad-com-michel-foucault_9.html

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Artigo em periódico

 

Título: O Ensino como mecanismo de invenção do saber: uma análise das narrativas sobre o Quilombo dos Palmares.

Autor: Vinícius Finger.

Revista GeoUECE, Fortaleza, v. 3, p. 160-183, 2014.

Link de acesso: http://seer.uece.br/?journal=geouece&page=article&op=view&path%5B%5D=1059

RESUMO: O presente artigo tem como seu objetivo principal apresentar os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão desenvolvidos os principais aspectos metodológicos e os resultados analíticos construídos através de nossa dissertação. Assim como se pretende destacar o aspecto experimental de nossa pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.

Palavras-Chave: Zumbi dos Palmares; Quilombo dos Palmares; Quadrinhos; Educação; História do Brasil.como criar loja

sábado, 22 de agosto de 2020

Divulgação de Evento

Congresso Internacional Biopolíticas no século XXI

(28-30 setembro de 2020)

O convite às "Biopolíticas", embora as diversificadas abordagens possíveis que o conceito em sua compreensão e riqueza pode abarcar, nos mais distintos contextos, meios e matizes, possui um dado básico que deve ser situado como substrato do qual emana essa temática: a vida. A vida é o sujeito/objeto sobre o qual e em torno da qual se age por meio de dispositivos de poder, por meio de ações crescentemente demarcadas por estratégias técnicas e políticas que a gerem e a administram. Nesse sentido, busca-se proporcionar um espaço de debate e de reflexões acerca do tema na atualidade.

Mais informações: https://www.facebook.com/ppgfilosofiapucrs/