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Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

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sábado, 15 de agosto de 2020

Dissertação de Mestrado

Título: Infâncias-migrantes-literatura-infantil: cometas, para interrogar o mundo e reinventar mapas.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, em 2020

Autora: Caroline Couto

Orientadora: Dra. Betina Hillesheim

Acesso em: [PDF] Infâncias-Migrantes-Literatura-infantil: cometas, para interrogar o mundo e reinventar mapas.

RESUMO: Esta dissertação é feita de encontros e de histórias, de crianças, infâncias, literatura e migrações. Conta histórias de vidas e de mortes, de partidas e chegadas, saudades e recomeços. É feita de memórias. E também é feita de literatura, daquela que adjetivamos com o infantil. São histórias que compõem a história do que vimos chamando crise humanitária. Uma narrativa de acontecimentos, com recortes e contornos bem marcados: por contemporâneas tomam-se as migrações ocorridas nesta segunda década do século XXI; por migrações, tomam-se as internacionais; e por infância, entende-se a experiência de inaugurar o mundo. Propõe pensar a crise humanitária, relacionada as migrações internacionais contemporâneas e as situações de refúgio, a partir da experiência da infância. Para tanto, assume como processo teórico-metodológico a cartografia, e como principal operador conceitual a infância. A partir disto, discute as linhas molares e moleculares que compõe os discursos da crise humanitária e, pela infância, abre espaço para as linhas de fuga, instaurando infâncias-migrantes.

 Palavras-chave: crise humanitária, migrações internacionais, refugiados, literatura infantil, infâncias.


Um comentário:

  1. Texto sensível e emocionante! Palavras delicadas narram uma triste realidade, nos comove e apresenta as histórias por trás de uma crise humanitária.

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