Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

ONG Alphorria - Parceira do Observatório de Educação e Biopolítica

 

Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires- ONG ALPHORRIA

Data de fundação:  07 de outubro de 2011.

Venâncio Aires-RS




Abaixo segue texto encaminhado pela ONG.




A ONG ALPHORRIA foi idealizada por Pedro Moacir Landim, junto com um grupo de afrodescendentes que resolveu sair da penumbra dos porões da informalidade e foi em busca de seus direitos constituídos, sonhando com uma liberdade plena, livres de preconceito e da ignorância. 

Tem por objetivo o combate às desigualdades raciais, desenvolvendo atividades nas esferas educativas, associativas, artístico-culturais, esportivas, da saúde, do trabalho e dos direitos em geral. Para cumprir seu propósito, atua nas diretrizes políticas da reparação, compensação e inclusão das vítimas da desigualdade, na valorização da igualdade racial, de gênero e social. 

Promove projetos e ações que visam a busca da igualdade, prevenção e combate ao racismo em toda sua plenitude. É uma luta constante pela igualdade de oportunidades para aqueles que sempre estiveram excluídos da sociedade, sobretudo por motivo racial. Por isso, procuramos sempre demonstrar que a intenção não é dividir a sociedade e sim torná-la mais igual, agregando negros e brancos. 

Manifestamos nossa gratidão a Deus e à todas as forças de proteção por nos dar a graça de estarmos realizando um trabalho que agrega negros e brancos, irmanados e com o mesmo propósito: reduzir as desigualdades e fazer a inclusão através da educação, da arte e da cultura. 

Imbuídos da nossa força ancestral, da nossa liberdade de pensamento e por nossa ação política, levantamo-nos contra o racismo e a violência e em prol do bem viver, para que o direito de vivermos livres de discriminações seja assegurado em todas as etapas de nossas vidas. 

Ressalta-se que qualquer pessoa pode ser membro da ONG ALPHORRIA, independentemente de sua etnia, bastando para isso que esteja envolvida na luta antirracista e de acordo com os pontos básicos do programa da entidade, tanto pessoa física como jurídica – sem impedimento legal, que venham a contribuir na execução de projetos e na realização dos objetivos do movimento; 

Desenvolvemos, portanto, um trabalho voltado para a valorização da cultura negra e inclusão social. Atividades como oficinas, apresentação de documentários, seminários, palestras, na sede da ONG, nas universidades e escolas, dentro e fora do município, são algumas das atividades desenvolvidas pela ONG. 

Em 2011 foi criado o Coral Afro Gospel Alphorria. A música tem o poder de agregar valores, de unir as pessoas e diminuir as diferenças. O Grupo musical passou por várias transformações e hoje temos a Banda Alphorria, através da qual são pesquisadas e apresentadas músicas de resistência. 


Vale destacar a relevância da ONG na proposição e na aprovação da lei de cotas para negros nos concursos públicos municipais, aprovada no mês de outubro de 2019. A entidade protocolou junto ao Poder Executivo o projeto de lei, no mês de abril, e o grupo acompanhou de perto toda a discussão desenvolvida junto aos vereadores e município. As parcerias efetivadas com vereadores (as) e entidades mostraram quão necessário e positivo é o engajamento pela igualdade racial, que muitas vezes precisa ser conduzido de forma estratégica. 

Para desenvolver suas atividades e alcançar seus objetivos, a ONG ALPHORRIA pretende contar com recursos advindos da iniciativa privada, dos órgãos governamentais do município de Venâncio Aires, estado, união e, até mesmo, de organismos internacionais. 

A ONG ALPHORRIA já recebeu o I PRÊMIO DIVERSIDADE RS, da Secretaria de Estado da Cultura, na categoria “cultura negra”. 

Também foi contemplada com o PRÊMIO EMPREENDEDOR CULTURAL, 3ª EDIÇÃO, da RGE, com o projeto “A arte a serviço na Alphorria”. 

Somos uma instituição premiada a nível de estado, que celebra a cultura negra de forma intensa e que vem contando uma nova história do povo negro, ultrapassando as fronteiras do país através de seus ativistas. 

Na ONG ALPHORRIA as ações acontecem durante todo o ano e temos vários eventos pontuais, à exemplo do ALPHORIA BLACK DAY, em 20 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra; e o evento dedicado às Mulheres, no mês de julho, o MULHER ATIVISTA EM DESTAQUE, onde mulheres negras e brancas são homenageadas por seu ativismo, companheirismo e empatia. Essa união é fundamental para que todas as mulheres sintam-se valorizadas e possam lutar para a formação de uma sociedade igualitária. Este evento é em alusão ao Dia Nacional da Mulher- 25 de Julho. 

A ONG Alphorria foi fundada em 2011, mas já colocou o município no mapa da diversidade e, através de projetos e ações concretas de combate ao racismo. 

Nossa preocupação maior é sempre a construção, são os estudos e estratégias para desenvolver políticas de inclusão do negro e combate ao racismo. 

Na sede da ONG ocorrem, sempre no primeiro sábado do mês, encontros do GRUPO DE ESTUDOS ALPHORRIA. São encontros abertos à comunidade onde estudamos e discutimos questões referentes à justiça social e à igualdade racial. Interessados em participar do grupo podem nos contatar através do e-mail: grupodeestudosalphorria@gmail.com. Desde o mês de março, em virtude da pandemia, estamos realizando encontros virtuais, tanto de estudo e discussão, quanto musicais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário