Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

sábado, 18 de junho de 2022

 Educação, Biopolítica e produção da branquitude no Brasil

O projeto tem como objetivo a análise da educação enquanto dispositivo de governamentalidade biopolítica no processo de construção de subjetividades raciais no Brasil, nomeadamente a construção da branquitude. Entende-se a emergência da biopolítica e da produção da branquitude como processo de racialização do Estado-nação, iniciado no contexto de constituição das narrativas identitárias embasadas no racismo científico, na segunda metade do século XIX em diante, e seus desdobramentos no racismo estrutural. O racismo estrutural organiza o regime de verdade sobre o corpo-espécie da população, o imaginário sobre a raça e a nacionalidade, processo que entendemos ter sido efetivado a partir da era Vargas (1930), quando da construção do mito ou ideologia da democracia racial, entendida aqui como dispositivo de segurança que organiza as relações raciais no Brasil sob a égide da inexistência do racismo. Dentre as instituições acionadas pela biopolítica do Estado brasileiro a partir dos anos 1930, destacamos a educação, ou melhor, os processos de educabilidade, entendidos como mais amplos do que aqueles instituídos pela escolarização. Ao colocar estas questões, o projeto visa contribuir com os estudos sobre educação, racismo e biopolítica no Brasil, sobretudo com o papel da educação enquanto dispositivo neste processo de construção da branquitude e da narrativa identitária nacional. Projeto contemplado no Edital 07/2021 FAPERGS Programa Pesquisador Gaúcho (PGQ) - 2021-2024. Projeto contemplado no Edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário