Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Livro

 


E-books: Educação, raça e racismo: atravessamentos histórico-sociais / 2023
Volume 1:
https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_a5ae945ccc30418a91a7e411d18430cb.pdf

4a capa:
A obra Educação, raça e racismo: atravessamentos histórico-sociais – Volume 1, está composta por temas relacionados à educação. Pedagogia antirracista e decolonial, diálogos educativos, racismo epistêmico, modernismo africano no ensino de história, currículo escolar, Leis n°. 10.639/03 e 11.645/2008, pedagogia da infância antirracista, racismo estrutural e preconceito no ensino médio, combate ao racismo ambiental, o Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, ensino de história e de projeto de vida no ensino médio, narrativas de mulheres negras no ensino superior, ações afirmativas, política de cotas, educação enquanto direito fundamental, pandemia de COVID-19, analfabetismo funcional, educação especial e políticas afirmativas no Brasil.
Desejamos a todos uma boa leitura e que os textos ajudem os leitores a refletir sobre os mais diversos pontos da educação que atravessam as abordagens raciais no Brasil e no mundo. A sociedade precisa entender que aprender e discutir sobre esses temas contribui para um melhor entendimento do mundo contemporâneo, sob vários aspectos, em prol de um aumento de cultura antirracista universal em detrimento aos muitos tipos de racismo ainda existentes, enraizados no seio da sociedade. Agradecemos a cada leitor pelo seu tempo, disponibilidade e interesse, e convidamos a ajudarem na difusão e compartilhamento desta obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário