Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

domingo, 16 de junho de 2024

Livro


 Este livro proporciona uma introdução acessível à biopolítica, derivada dos estudos de Michel Foucault e seus desdobramentos contemporâneos explorados por Giorgio Agamben e Achille Mbembe. O autor, com experiência de mais de 20 anos em programas interdisciplinares, aborda as dificuldades dos estudantes ao ingressarem nos estudos foucaultianos. O foco é a biopolítica e seus impactos na contemporaneidade, destacando o flerte com o fascismo e a ascensão da extrema-direita. O texto explora a multiplicidade da biopolítica, desde a busca por uma vida melhor até políticas divisórias que atentam contra grupos sociais específicos. Na abordagem dos movimentos neofascistas, entendidos como manifestações de necropolíticas, o autor examina como certos grupos têm suas vidas desqualificadas politicamente. O livro é dividido em quatro capítulos, abordando o “poder disciplinar”, “biopolítica e governo da vida”, “biopolítica e racismo de Estado”, e, por fim, “biopolítica, vida nua e necropolítica” com análises de Agamben e Mbembe. A conclusão conecta essas análises para refletir sobre o neoliberalismo contemporâneo e suas facetas fascistas. Uma obra que busca apresentar a biopolítica de maneira acessível, sem perder o rigor acadêmico.

https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/introducao-a-biopolitica-de-michel-foucault-e-seus-desdobramentos-na-contemporaneidade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário