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Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

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segunda-feira, 27 de julho de 2020

Artigo em Periódico


Artigo: Trabalho e Educação na Contemporaneidade: Problematizações sobre a Educação Profissional no Brasil

Autoria: Josí Aparecida de Freitas

Revista Thema 2018 | Volume 15 | Nº 2 | Pág. 621 a 633
e-ISSN 2177-2894


RESUMO
O presente artigo tem por objetivo problematizar as relações entre trabalho e educação que atravessam a educação profissional no Brasil, a partir das abordagens de autores como Demerval Saviani (2007) - que entende que, com advento do modo de produção capitalista e o desenvolvimento da sociedade de classes, de um lado temos o trabalho manual, com uma educação que se realiza concomitantemente ao próprio processo de trabalho e, por outro, temos a educação escolarizada que se destina ao trabalho intelectual – e Gilles Lipovetsky (2004) - que caracteriza a contemporaneidade como “a sociedade hipermoderna”, da aceleração dos ritmos da vida, das tensões temporais pessoais que se generalizam e se acirram, enfraquecendo os antagonismos de classe. Enredada nessa discussão está a educação profissional brasileira: a partir da produção de dados de uma pesquisa de mestrado, observa-se que a separação entre trabalho manual (ensino técnico) e trabalho intelectual (formação humana/cidadã) continua-lhe sendo pauta e se entende que a condição hipermoderna – um permanente estado de incertezas, de crise – pode gerar também a rediscussão dos seus marcos conceituais historicamente construídos.

Palavras-chave: Trabalho, educação profissional e tecnológica, crise, contemporaneidade.

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