Artigo:
Trabalho e Educação na Contemporaneidade: Problematizações sobre a Educação
Profissional no Brasil
Autoria:
Josí Aparecida de Freitas
Revista Thema 2018 | Volume 15 | Nº 2 | Pág. 621 a 633
e-ISSN 2177-2894
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo problematizar as
relações entre trabalho e educação que atravessam a educação profissional no
Brasil, a partir das abordagens de autores como Demerval Saviani (2007) - que
entende que, com advento do modo de produção capitalista e o desenvolvimento da
sociedade de classes, de um lado temos o trabalho manual, com uma educação que
se realiza concomitantemente ao próprio processo de trabalho e, por outro,
temos a educação escolarizada que se destina ao trabalho intelectual – e Gilles
Lipovetsky (2004) - que caracteriza a contemporaneidade como “a sociedade
hipermoderna”, da aceleração dos ritmos da vida, das tensões temporais pessoais
que se generalizam e se acirram, enfraquecendo os antagonismos de classe.
Enredada nessa discussão está a educação profissional brasileira: a partir da
produção de dados de uma pesquisa de mestrado, observa-se que a separação entre
trabalho manual (ensino técnico) e trabalho intelectual (formação
humana/cidadã) continua-lhe sendo pauta e se entende que a condição
hipermoderna – um permanente estado de incertezas, de crise – pode gerar também
a rediscussão dos seus marcos conceituais historicamente construídos.
Palavras-chave:
Trabalho, educação profissional e tecnológica, crise, contemporaneidade.
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