Artigo:
Reforma do ensino médio: uma política
neoliberal para o (auto)governo da educação brasileira
Autoria: Josí Aparecida de Freitas; Marisa Fernanda da
Silva Bueno
Revista Teoria e Prática da Educação, v. 21, n.2, p.
71-83, Maio/Agosto 2018
e-ISSN: 2237-8707
Resumo: O presente texto tem por objetivo
problematizar – a partir da perspectiva foucaultiana da governamentalidade
neoliberal – a reforma do Ensino Médio, como uma política estratégica da arte
de governar a educação no Brasil. O artigo demonstra como tal legislação articula a implementação de uma política
neoliberal de caráter inclusivo com uma racionalidade utilitarista e
pragmática, cujo objetivo é direcionar a nova organização do Ensino Médio para
o mercado de trabalho e para o empreendedorismo de si. As mudanças na nova
grade curricular traduzem um discurso de autonomia, centrado no sujeito e nas
suas escolhas e, sobretudo, no desempenho individual com foco no mercado de
trabalho. Dessa forma, pretende-se demonstrar como o discurso que a atual
reforma do Ensino Médio coloca em circulação almeja produzir sujeitos
“adequados” ao ethos neoliberal.
Palavras-chave:
Educação; governamentalidade neoliberal; reforma do Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário