Organizadores: Mozart Linhares da Silva; Betina Hillesheim; Cláudio José de Oliveira
Editora: EDUNISC
Cidade: Santa Cruz do Sul
Ano: 2009
São inúmeras as
contribuições dos Estudos Culturais para a Educação. Nessa coletânea o leitor
encontra uma série de textos que articulam as questões relativas a educação,
cultura, alteridade, identidade e poder, a partir de diferentes objetos.
Entende-se aqui a Educação de forma ampla, ou seja, não apenas como as relações
formalizadas que se dão predominantemente no espaço escolar, mas como as
relações pedagógicas que nos constituem como sujeitos: na família, nos grupos
sociais, na saúde, na mídia, entre outras. Considerando a heterogeneidade
teórico-metodológica dos Estudos Culturais, cujas vertentes teóricas transitam
entre o marxismo, o feminismo, a psicanálise e o pós-estruturalismo, entre
outras, as temáticas aqui tratadas apontam para um lócus em comum: a
insatisfação com os limites das disciplinas. Noutras palavras, essa coletânea
se constitui em uma aposta nas perspectivas interdisciplinar, contradisciplinar
ou até mesmo não disciplinar para pensar a educação e a alteridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário