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Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

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quarta-feira, 29 de julho de 2020

Pós-doutorado

Título: “Educação e etnicidade: Os congressos afro-brasileiros e a construção de narrativas identitárias para a nação (1930-2000)”.Autor: Mateus Silva Skolaude,
Supervisão: Prof. Mozart Linhares da Silva


Resumo do Estágio de Pós-doutorado

Entre 1º de setembro de 2018 e 31 de julho de 2019 foi realizado um estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/Capes. Com a supervisão do Prof. Dr. Mozart Linhares da Silva foi desenvolvida a pesquisa intitulada “Educação e etnicidade: Os congressos afro-brasileiros e a construção de narrativas identitárias para a nação (1930-2000)”. O que propomos nesse estágio foi  problematizar na perspectiva da biopolítica, a construção da democracia racial enquanto um dispositivo de segurança que nega o conflito racial e representa um entrave estrutural para a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira na educação básica. Para isso, tomamos como corpus analítico os Congressos Afro-Brasileiros, organizado entre as décadas 1930 e 1990, nos Estados de Pernambuco e Bahia. A organização dos congressos, suas programações, a representatividade social, política e científica de seus participantes nos permite considerá-los uma referência singular no processo de construção identitária nacional, bem como das dificuldades para a implementação da Lei 10.639/2003.

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