Supervisão: Prof. Mozart Linhares da Silva
Resumo do Estágio de Pós-doutorado
Entre 1º de setembro de 2018 e 31 de julho de
2019 foi realizado um estágio de pós-doutorado junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior – CAPES por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/Capes.
Com a supervisão do Prof. Dr. Mozart Linhares da Silva foi desenvolvida a
pesquisa intitulada “Educação e etnicidade: Os congressos afro-brasileiros e a
construção de narrativas identitárias para a nação (1930-2000)”. O que propomos nesse estágio
foi problematizar na perspectiva da
biopolítica, a construção da democracia racial enquanto um dispositivo de
segurança que nega o conflito racial e representa um entrave estrutural para a
implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de
História e Cultura afro-brasileira na educação básica. Para isso, tomamos como corpus
analítico os Congressos Afro-Brasileiros, organizado entre as décadas 1930
e 1990, nos Estados de Pernambuco e Bahia. A organização dos congressos, suas
programações, a representatividade social, política e científica de seus
participantes nos permite considerá-los uma referência singular no processo de
construção identitária nacional, bem como das dificuldades para a implementação
da Lei 10.639/2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário