Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Artigo em Periódico

Título: A cor da mestiçagem: o pardo como entrelugar e a produção de subjetividades no Brasil contemporâneo

Autores: Viviane Inês Weschenfelder e Mozart Linhares da Silva
Análise Social no. 227 Lisboa jun. 2018

http://dx.doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.03
Resumo: O texto problematiza as posições ocupadas pela cor/raça parda na dinâmica étnico-racial brasileira e as relaciona com os processos de subjetivação do sujeito negro no Brasil. A partir das análises da produção historiográfica dos séculos XIX e XX e das narrativas de mulheres negras publicadas no blog Blogueiras Negras, evidencia-se um deslocamento nos usos do termo pardo e uma mudança de ênfase do dispositivo da mestiçagem para o dispositivo da negritude. Operando com alguns conceitos-ferramenta de Michel Foucault, os resultados mostram que essas mudanças interferem na produção de subjetividades negras e são importantes para pensar a educação contemporânea. 

Palavras-chave: Pardo. Sujeito negro. Biopolítica. Processos de subjetivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário