Título: Educação, Biopolítica e produção de subjetividades (não)raciais no Brasil
Coordenador: Mozart Linhares da Silva
Início das atividades: 2018
CV: http://lattes.cnpq.br/0359456090600614
Resumo:
O projeto tem como objetivo a análise da educação enquanto dispositivo de governamentalidade biopolítica no processo de construção de subjetividades (não)raciais no Brasil. Toma-se como contexto de emergência desse processo as narrativas identitárias norteadas pelo debate sobre o racismo científico na primeira metade do século XX, sobretudo na era Vargas, quando o projeto de branqueamento da nação, desdobrado na ?ideologia da democracia racial?, foi instituído como biopolítica de Estado. Problematiza, a partir das teorizações foucaultianas, como a educação foi pensada neste processo, considerando as interfaces dos movimentos eugenista e sanitarista na construção de regimes de verdade implicados nos processos de subjetivação e constituição do corpo-espécie da população nacional. Entende-se a democracia racial, sob a égide da biopolítica, como um dispositivo de segurança que permitiu contornar a ideia de conflito racial no país, sobretudo ao tomar a miscigenação como “estruturante” das narrativas identitárias que, a partir dos anos 1930, dera feição oficial a ideia de brasilidade. Ao colocar estas questões, o projeto visa contribuir com os estudos sobre educação, racismo e biopolítica no Brasil, mormente com o papel da educação neste processo de construção da narrativa da nação.
Palavras-chave: Educação; Biopolítica; Subjetividade; Racismo; Narrativas Identitárias.
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