Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Projeto de Pesquisa


Título: Educação, Biopolítica e produção de subjetividades (não)raciais no Brasil

Coordenador: Mozart Linhares da Silva

Início das atividades: 2018
CV: http://lattes.cnpq.br/0359456090600614

Resumo:
O projeto tem como objetivo a análise da educação enquanto dispositivo de governamentalidade biopolítica no processo de construção de subjetividades (não)raciais no Brasil. Toma-se como contexto de emergência desse processo as narrativas identitárias norteadas pelo debate sobre o racismo científico na primeira metade do século XX, sobretudo na era Vargas, quando o projeto de branqueamento da nação, desdobrado na ?ideologia da democracia racial?, foi instituído como biopolítica de Estado. Problematiza, a partir das teorizações foucaultianas, como a educação foi pensada neste processo, considerando as interfaces dos movimentos eugenista e sanitarista na construção de regimes de verdade implicados nos processos de subjetivação e constituição do corpo-espécie da população nacional. Entende-se a democracia racial, sob a égide da biopolítica, como um dispositivo de segurança que permitiu contornar a ideia de conflito racial no país, sobretudo ao tomar a miscigenação como “estruturante” das narrativas identitárias que, a partir dos anos 1930, dera feição oficial a ideia de brasilidade. Ao colocar estas questões, o projeto visa contribuir com os estudos sobre educação, racismo e biopolítica no Brasil, mormente com o papel da educação neste processo de construção da narrativa da nação. 

Palavras-chave: Educação; Biopolítica; Subjetividade; Racismo; Narrativas Identitárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário