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Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

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sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Link de acesso ao evento EduCAZ: Mesa 3, do dia 02/10, 19h.

Link acesso às atividades da mesa 3: https://farol.ufsm.br/transmissao/iv-encontro-do-curso-de-pedagogia-ead-e-do-i-circuito-de-palestras-do-curso-de-pedagogia-ead-2


3ª Mesa de Discussão do I Circuito de Palestras do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM

1ª Conferência: Prof. Mozart Linhares da Silva (UNISC)        

Título: Racismo Estrutural-Algorítmico e Educação
Ementa: A conferência problematiza o racismo algoritmo como dimensão sociotécnica do racismo estrutural e suas implicações nos processos de subjetivação. Nesse sentido, pretende-se demonstrar, lançando mão de alguns exemplos, como a lógica algorítmica rege dispositivos computacionais e potencializa processos de educabilidade, criando ou reforçando estereótipos raciais. A dimensão sociotécnica do racismo estrutural se constitui em uma nova fronteira de combate ao racismo que desafia a Educação a pensar uma pedagogia antirracista outra.

2ª Conferência: Prof. Jorge Luiz da Cunha (UFSM)

Título: Identidades humanas: reconhecimento da diversidade como estratégia de construção da unidade.
Ementa: O papel das narrativas de si – (auto)biografias –, como estratégias de construção de identidades humanas e como metodologias formativas, escolares e não escolares, para a construção do reconhecimento e respeito à diferença do outro como necessidade para a construção da unidade humana.


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