O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC convida para a banca de defesa de dissertação:
25 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 09 HORAS – Via Webconferência: https://meet.google.com/npx-
Mestranda: Luiza Franco Dias
Tema: “Branquitude e Educação: um olhar sobre a constituição das subjetividades raciais no ambiente escolar”.
Banca Examinadora:
Dr. Jorge Luiz da Cunha (UFSM)
Dr. Mateus Silva Skolaude (UNISC)
Dra. Betina Hillesheim (UNISC)
Resumo: Considerando os estudos
sobre branquitude e educação, bem como as lentes foucaultianas em relação às
práticas discursivas e à constituição do sujeito, a presente pesquisa se
debruça sobre as relações raciais e o racismo no ambiente escolar. A
problemática consiste em analisar como os discursos em relação às questões
raciais se configuram no ambiente escolar, a partir das narrativas de docentes
e demais agentes implicados no ensino básico público da cidade de Santa Cruz do
Sul/RS. As narrativas dos(as) professores(as) e agentes da educação carregam
consigo premissas a serem analisadas para compreender quais verdades circulam
em relação à ideia de “raça” e como as práticas discursivas sobre o racismo se
constituem no ambiente escolar. O corpus discursivo da pesquisa é produzido por
meio da técnica investigativa de grupos focais e da transcrição das falas dos
sujeitos da pesquisa. A discussão analítica desse corpus se dá com base na
Análise do Discurso (AD), de acordo com as lentes foucaultianas. Evidencio,
para concluir, que os discursos da branquitude ratificam a construção de um
sistema educacional fundado com base em um ideal de brancura, isto é, tendo a
constituição da identidade branca enquanto norma, o que influencia diretamente
os processos de subjetivação no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário