quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC convida para a banca de defesa de dissertação:


25 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 09 HORAS – Via Webconferência: https://meet.google.com/npx-hdos-kfi
Mestranda: Luiza Franco Dias
Tema: “Branquitude e Educação: um olhar sobre a constituição das subjetividades raciais no ambiente escolar”.

Banca Examinadora:
Dr. Jorge Luiz da Cunha (UFSM)
Dr. Mateus Silva Skolaude (UNISC)
Dra. Betina Hillesheim (UNISC)
Dr. Mozart Linhares da Silva (orientador/UNISC).

Resumo: Considerando os estudos sobre branquitude e educação, bem como as lentes foucaultianas em relação às práticas discursivas e à constituição do sujeito, a presente pesquisa se debruça sobre as relações raciais e o racismo no ambiente escolar. A problemática consiste em analisar como os discursos em relação às questões raciais se configuram no ambiente escolar, a partir das narrativas de docentes e demais agentes implicados no ensino básico público da cidade de Santa Cruz do Sul/RS. As narrativas dos(as) professores(as) e agentes da educação carregam consigo premissas a serem analisadas para compreender quais verdades circulam em relação à ideia de “raça” e como as práticas discursivas sobre o racismo se constituem no ambiente escolar. O corpus discursivo da pesquisa é produzido por meio da técnica investigativa de grupos focais e da transcrição das falas dos sujeitos da pesquisa. A discussão analítica desse corpus se dá com base na Análise do Discurso (AD), de acordo com as lentes foucaultianas. Evidencio, para concluir, que os discursos da branquitude ratificam a construção de um sistema educacional fundado com base em um ideal de brancura, isto é, tendo a constituição da identidade branca enquanto norma, o que influencia diretamente os processos de subjetivação no ambiente escolar.


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