Minha foto
Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

Postagem em destaque

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Dossiê

Está aberta a chamada para o dossiê:

"O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana".

Prazo: 15 de março de 2021.

Dossiê será publicado em agosto de 2021. Serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês.

Resumo:

A deflagração da pandemia do Covid-19 casou uma intensa circulação de tabelas, gráficos, estatísticas e rankings que buscam narrar o ‘comportamento’ das infecções e mortes pelo novo vírus. Tais ‘dados’ se tornaram o cerne de disputas e negociações, evidenciando a centralidade e efeitos políticos das narrativas numéricas. Há muito as Ciências Sociais têm abordado processos de mensuração de populações e fenômenos sociais como instrumentos de poder e, mais recentemente, pesquisas têm avançado a discussão sobre a maneira como processos sociais complexos são transformados e reduzidos a números. Neste dossiê, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a se debruçarem sobre a vida social dos números e indicadores que fazem parte das práticas e tecnologias de governo contemporâneos. Buscamos reunir artigos que investiguem de forma empírica a produção, uso e efeitos de dados quantitativos a partir de diferentes produções numéricas do campo da saúde, governança, justiça, ativismos, políticas globais, e etc.

 

Abstract:

The Covid-19 pandemic has brought to our attention the intense circulation of tables, graphics, statistics, and ranks used to narrate the new virus’ infections and deaths “behavior”. These data became the center object of disputes and negotiations that explicit the political effects of numerical narratives. For a long time now, Social Sciences has analyzed the mensuration process of populations and social phenomena as power relations and, more recently, it has advanced the discussion on how complex social processes are transformed and reduced to numbers. In this special number, we invite researchers to embrace the social life of numbers and rankings that take part in contemporary practices and technologies of government. We look forward to gathering papers that draw from empirical research on the productions, uses and effects of quantitative data from different numerical productions from health policy and practice, scientific practices, governance, justice, activism, and global policy.

 

As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:


http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index

Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/302

Organizadores: Glaucia Maricato (FUB) Vitor Simonis Richter (UFRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário