Título: A educação como serviço essencial no contexto “necroliberal” da pandemia no Brasil
Autora: Larissa Scotta
Criar Educação – Revista do Programa de Pós-graduação em
Educação da UNESC
Vol. 12, nº 2, Ano 2023
Acesse o periódico: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293
Resumo:
A proposta deste artigo é a de
abordar o modo como a educação é significada pela discursividade neoliberal no
contexto brasileiro de pandemia pela Covid-19. A partir da análise da política
da morte (MBEMBE, 2018) que se instaura para o todo da população, chega-se à
compreensão de que a educação passa a ser inscrita não como um direito social,
previsto na constituição, mas como um serviço essencial ao qual os sujeitos
precisam aderir. Tal serviço passa a ser fornecido, sob qualquer circunstância,
não a “sujeitos de direitos”, que deveriam ter a vida garantida pelo Estado,
mas a “sujeitos de mercado”, empresários de si mesmos que poderiam ter a vida
abreviada pelo Estado em razão da lógica do “necroliberalismo” (MBEMBE, 2020).
Palavras-chave: Educação. Necroliberalismo. Pandemia.
Título: O estudante 'empresário de si mesmo' do Novo
Ensino Médio
Autora: Larissa Scotta
Revista Contemporânea de Educação
Vol. 18, nº 43, Ano 2023
Acesse o periódico: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/55333/39859
Resumo
O texto discute a emergência de
um modelo de escolarização, no contexto neoliberal conservador brasileiro, que
toma o estudante do ensino médio como um “empresário de si mesmo”, capaz de
exercer ações para potencializar seu capital humano a partir de um protagonismo
e de uma responsabilização na escolha de seu percurso formativo. A partir do
referencial teórico dos estudos foucaultianos, a primeira parte aborda
desdobramentos da governamentalidade neoliberal no domínio educacional. A
segunda parte mobiliza discursos presentes em diretrizes da reforma do ensino
médio no estado do Rio Grande do Sul e aponta a projeção de valores e
princípios que advêm do ethos neoliberal. A terceira parte trata do
entrelaçamento entre responsabilização individual e esteio familiar.
Palavras-chave: Reforma Ensino Médio.
Governamentalidade. Neoliberalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário