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Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) é uma iniciativa integrada ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação e à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. O OEBIO reúne pesquisadores(as) interessados nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O objetivo do blog é divulgar as pesquisas (dissertações e teses), publicações e ações do grupo, além de criar espaços para trocas, parcerias e diálogos com pesquisadores(as) de outras instituições.

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terça-feira, 2 de julho de 2024

Artigos publicados

 Título: A educação como serviço essencial no contexto “necroliberal” da pandemia no Brasil

Autora: Larissa Scotta

Criar Educação – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESC

Vol. 12, nº 2, Ano 2023

Acesse o periódico: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7293

Resumo:

A proposta deste artigo é a de abordar o modo como a educação é significada pela discursividade neoliberal no contexto brasileiro de pandemia pela Covid-19. A partir da análise da política da morte (MBEMBE, 2018) que se instaura para o todo da população, chega-se à compreensão de que a educação passa a ser inscrita não como um direito social, previsto na constituição, mas como um serviço essencial ao qual os sujeitos precisam aderir. Tal serviço passa a ser fornecido, sob qualquer circunstância, não a “sujeitos de direitos”, que deveriam ter a vida garantida pelo Estado, mas a “sujeitos de mercado”, empresários de si mesmos que poderiam ter a vida abreviada pelo Estado em razão da lógica do “necroliberalismo” (MBEMBE, 2020).

Palavras-chave: Educação. Necroliberalismo. Pandemia.

 

Título: O estudante 'empresário de si mesmo' do Novo Ensino Médio

Autora: Larissa Scotta

Revista Contemporânea de Educação

Vol. 18, nº 43, Ano 2023

Acesse o periódico: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/55333/39859

Resumo

O texto discute a emergência de um modelo de escolarização, no contexto neoliberal conservador brasileiro, que toma o estudante do ensino médio como um “empresário de si mesmo”, capaz de exercer ações para potencializar seu capital humano a partir de um protagonismo e de uma responsabilização na escolha de seu percurso formativo. A partir do referencial teórico dos estudos foucaultianos, a primeira parte aborda desdobramentos da governamentalidade neoliberal no domínio educacional. A segunda parte mobiliza discursos presentes em diretrizes da reforma do ensino médio no estado do Rio Grande do Sul e aponta a projeção de valores e princípios que advêm do ethos neoliberal. A terceira parte trata do entrelaçamento entre responsabilização individual e esteio familiar.

Palavras-chave: Reforma Ensino Médio. Governamentalidade. Neoliberalismo.

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