Artigo:
O ensino da História e a da Cultura Afro-brasileira e o discurso de
in/exclusivo da diversidade
Autoria:
Camila
Francisca da Rosa, Mozart Linhares da Silva
Revista
Ágora,
v. 18, n. 2, p. 31- 43, 2016
ISSN
on-line: 1982-6737
Resumo:
O
presente artigo objetiva analisar as legislações que orientam o ensino da
História e da Cultura Afro-brasileira no Brasil a partir de um discurso que se
restringe à perspectiva da diversidade e anula as problematizações em torno do
conceito de diferença. Através das teorizações foucaultianas especialmente a
governamentalidade biopolítica, problematizamos as Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africana no qual o enunciado da diversidade está
imbricado numa lógica de in/exclusão étnico-racial que regula e potencializa um
currículo que produz sujeitos subjetivados a uma política multiculturalista de
tolerância às identidades e à alteridade.
Palavras-chave:
Diversidade,
Educação, Biopolítica
Nenhum comentário:
Postar um comentário