terça-feira, 28 de julho de 2020

Artigo em Periódico


Artigo: O ensino da História e a da Cultura Afro-brasileira e o discurso de in/exclusivo da diversidade

Autoria: Camila Francisca da Rosa, Mozart Linhares da Silva
Revista Ágora, v. 18, n. 2, p. 31- 43, 2016
ISSN on-line: 1982-6737

Resumo: O presente artigo objetiva analisar as legislações que orientam o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira no Brasil a partir de um discurso que se restringe à perspectiva da diversidade e anula as problematizações em torno do conceito de diferença. Através das teorizações foucaultianas especialmente a governamentalidade biopolítica, problematizamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no qual o enunciado da diversidade está imbricado numa lógica de in/exclusão étnico-racial que regula e potencializa um currículo que produz sujeitos subjetivados a uma política multiculturalista de tolerância às identidades e à alteridade.

Palavras-chave: Diversidade, Educação, Biopolítica

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